-
Arquitetos: André Ávila Arquitetura, Luis Canepa Arquitetos
- Área: 61 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Aplicadora Ipê, De Fragoso, Deca, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento Virgílio fica localizado na grande São Paulo. O imóvel possui 61m², e passou por uma extensa reforma que proporcionou ambientes amplos e integrados. O visual também passou por transformações. Toda a laje e as vigas do apartamento foram descascadas deixando aparente o concreto. O assoalho em ipê existente na sala e o taco em peroba dos quartos foram renovados.
Buscamos trabalhar com materiais de texturas rústicas, porém mantendo linhas modernas. As bancadas foram feitas em granilite e a marcenaria em cumaru. A cozinha do apartamento Virgílio foi aberta para a sala, proporcionando a sensação de continuidade no espaço. Contribuiu para isso o piso em assoalho de ipê existente na sala, que foi continuado até a cozinha. A lavanderia, por sua vez, permaneceu fechada para dar mais privacidade a esse ambiente.
Na sala de estar e TV, o assoalho em ipê existente foi renovado. Também apostamos em outros acabamentos, como os tijolinhos da parede e o concreto aparente, para criar uma atmosfera instigante e aconchegante ao mesmo tempo.
Projetamos ainda uma grande estante, de forma que os moradores tivessem espaço para guardar todos os seus livros se forma organizada. A iluminação, não só da estante, mas de todo o apartamento, foi projetada de maneira que valorizasse as texturas dos materiais e não ofuscasse visualmente.
O banheiro de serviço foi reformado para ser utilizado como lavabo. Já o banheiro, antes pequeno, foi ampliado, possibilitando a instalação de dois chuveiros de teto. As bancadas foram feitas em granilite e a marcenaria em cumaru. Já entre a cozinha e a sala, por sua vez, a bancada foi feita em painel de madeira teca com tratamento em óleo natural para proporcionar mais conforto durante as refeições.
Os quartos foram integrados formando um único ambiente dividido por portas de correr em serralheria com vidro leitoso. De um lado fica a cama do casal e os armários, e do outro o home-office, que abriga também os instrumentos musicais dos moradores, fazendo as vezes de estúdio musical.